Dizer que somos fãs do cantor e compositor Jairo 'Lambari' Fernandes, seria ululante. Admiramos não apenas seu trabalho magnífico, mas também a forma atenciosa, pela qual trata seus fãs, fazendo de cada um de nós seus verdadeiros amigos.

Com intuito de reunirmos os admiradores do <º)))))>< de todos os cantos deste mundão de “Deus”, além de divulgarmos shows, fotos e curiosidades do nosso ídolo, tornamos público este fã clube.

Nós, (Doris Santana e Karla Figueiredo) administradoras deste fã clube, moradoras de Caçapava do Sul, nos reunimos, pela primeira vez em 25 de setembro de 2011 na “Sanga Oficial” para criarmos um blog e oficializamos a criação do “Cardume”.

sábado, 26 de novembro de 2011

Show no Galpão de Ronda - Pelotas

Em comemoração aos 2 anos da casa, aconteceu nas noites de 24 e 25 shows do <º)))))>< no Galpão de Ronda na cidade de Pelotas, o Cardume estava presente, maias uma vez, na noite de 25, onde fomos mais uma vez muito bem recebidos pela Rose, pelo Borges e pelo Letcherre, que foi a palco para nos brindar com sua música. Após foi a palco nosso querido Lambari e brindou a todos os presentes com suas canções. Aniversário comemorados em grande estilo, com direito à bolo e a sorteio de brindes! Aqui vai a nossa homenagem à esta casa que é a referência para apreciar Jairo Lambari Fernandes, na cidade de Pelotas. Dividimos, em fotos, o registro da noite.



















quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Depoimento Juliana Spanevello

O Lambari é um presente que esses encontros de idas e vindas de festival me proporcionaram. Tenho certeza que ele sempre soube e percebeu meu carinho e admiração mesmo sem eu ter que lhe falar sobre isso... Ele é uma grande inspiração prá mim, como pessoa e como artista! A alma artista do Lambari não foi fabricada... o Lambari é muito mais que um músico, que um compositor, e que um cantor... é um GRANDE ARTISTA mesmo sem querer ou se preocupar em sê-lo! A arte e o dom de emocionar as pessoas estão "impregnados" no espírito deste homem de bem! O mais incrível e encantador, que desde criança me deixa embevecida quando o vejo e ouço, é que numa mesma pessoa Deus reuniu a humildade e a rusticidade das vivências de campo, com a sensibilidade e a grandeza de uma alma que se deixa tomar pela música e a reparte com os igualmente sensíveis, que conseguem o compreender através das suas canções e da sua voz rouca, emocionada e emocionante. Que siga sempre abençoado... pelos rios e sangas de emoção que correm dentro de cada um de nós, nos alimentando a VIDA através de sua arte!



Juliana Spanevello
www.julianaspanevello.com.br
Visite o Blog: www.julianaspanevello.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/juspanevello

sábado, 19 de novembro de 2011

Pub do Gaúcho

Hoje (19/11/2011) tem show do <º)))))>< no Pub do Gaúcho em São Leopoldo, quem estiver pela região metropolitana vai poder prestigiar o romantismo campeiro na voz de Jairo Lambari Fernandes. Aproveitem, tirem fotos e não esqueçam de mandar pra nós!!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Festival Virilha (São Pedro do Sul)

Pra quem estiver por São Pedro do Sul e região, hoje tem show do <º)))))>< no Festival Virilha, prestigiem, tirem fotos e mandem pra nós publicarmos aqui no blog!!!!!

Cardume em mais um show

Nada melhor do que estar entre amigos, na noite de ontem tivemos a oportunidade de irmos a mais um show do querido <º)))))><. Estivemos na cidade de São Sepé, no Acústico 2000 Pizzaria Bar, onde fomos muito bem recebidas pelo proprietário Mauro e sua equipe. O Lambari sempre atencioso seus fãs com sua simplicidade e carinho. Nos encantamos com sua música, rimos de seus causos aprendemos com seus ensinamentos. Antes do Lamba subir ao palco, a cantora Zizi, nos brindou com algumas canções. Compartilhamos, em imagens os momentos especiais vividos por nós e pelo público de São Sepé que prestigiou o show.




















terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fotos do show de Pantano Grande

Agradecemos o carinho da Fafa, em nos enviar as fotos dos bastidores do show realizado pelo <º)))))>< em Pantano Grande.





segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Romance de chuva mansa


Na noite deste domingo (13/11), foram apresentadas as músicas finalistas da XIX Tertúlia Musical Nativista, e nós do Cardume, mais uma vez fomos prestigiar nosso querido <º)))))><,. Mais uma grande festa da música nativista do Rio Grande do Sul. Compartilhamos com vocês além do registro em imagens do Cardume com o <º)))))>< e a esposa, o vídeo da apresentação do "Romance de chuva mansa". No palco estavam, acompanhando o <º)))))>< o Mauro Flores, Leonel Gomez, Juliano Gomes








                                 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Depoimento Joca Martins

Poesia... a poesia na voz, no violão , na garganta...
Jairo... da sanga que nos lava a alma, Lambari... do campo que nos emociona, Fernandes do abraço amigo de cruzar o mundo!!!

Com admiração

Joca Martins

Rincão de Pelotas

11/11/2011.

Romance de chuva mansa

Na noite de amanhã (12/11/11) a 2ª música a subir no palco da XIX Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria (como já havíamos postado aqui no blog) é o Romance de Chuva Mansa, que tem a letra de Gujo Teixeira e foi musicada pelo <º)))))><. Desejamos um ótimo festival a todos.



Romance de Chuva Mansa
Ritmo: Milonga
Autor da Letra: Gujo Teixeira
Autor da Música: Jairo "Lambari" Fernandes
Intérprete: Jairo "Lambari" Fernandes


Num fim de tarde, Rosaflor voltava ao rancho
da mesma sanga, dos seus tempos de criança
já nem deu tempo de quarar lençóis e panos
porque o tempo se estendeu em chuva mansa.


Mariano Luna, vinha ao tranco sob um poncho
- de asas abertas feito um pássaro pra o ninho -
que um tempo feio desabava mais pra diante
e o rancho ainda tinhas sonhos e carinhos.


Costeando a casa junto a frondes do arvoredo
onde a querência é bem mais do que a infância
um gurizinho de bombacha e boina negra
brincava quieto, com seus ossos, numa estância.


Era por nada, um tempo ruim, quem sabe chuva
pra os olhos mansos de um guri quase estancieiro
com bois, ovelhas, vacas mansas e cavalos
e o sonho simples, de um dia ser campeiro.


Mariano Luna, prendeu um grito pra o guri
- pois dos seus sonhos só um grito lhe separa-
que deixou a sua estancia entre resmungos,
entrou pro rancho no seu potro de taquara.


Rosaflor olhava o tempo e um temporal
trazendo ventos, a se mostrar pela distância
e o guri, de olhos abertos na janela
cuidava a chuva, alagando a sua estância.


Depois o rancho escureceu sombreando velas
e o guri adormeceu seus sonhos tantos
de ser campeiro, igual ao pai, ser domador
de ter seus bois, vacas e ovelhas, nestes campos.


Mariano Luna e Rosaflor, entre seus mate,
cuidavam o sono do guri dormindo ao lado,
que nem ouviram a noite escura em lamentos
tamborilando a chuva mansa no telhado.




Fonte: Diário de Santa Maria

sábado, 5 de novembro de 2011

Depoimento Mônica Boeira


LAMBARI

Pensando sobre quando conheci o Jairo Lambari Fernandes, de pronto veio uma cena. Alguma coisa lá pelos idos de 2006. Aquela figura magra de dar dó, com jeito encabulado, tira a boina vermelha da cabeça, dobra entre os dedos e chega à minha sala, na Gravadora Usadiscos, para que fizéssemos um plano de divulgação do disco ¨Buena Vida¨.
Eu não poderia imaginar o quando essa pessoa ia fazer parte da minha vida, dali por diante.
Não sei dizer quanto tempo conversamos, mas de fato, não tem como conhecer o Lambari e não mergulhar num universo onde música, poesia e sensibilidade andam aflorados. É um amigo fiel, de pronto te recebe com um mate e um pito. E vontade de ouvir. É das poucas pessoas que compreendem a grandiosidade da função saber ouvir. Entre um milhão de histórias engraçadas, se tem um parceiro pra o que ¨der e vier¨.
Entende de campo e da cidade. Da lida por lá e “ acá” . Já levou seus tombos na vida, batalhou muito por seu trabalho e hoje tem seu nome escrito na história da música gaúcha, por dar uma nova opção sonora pra todos nós. Descobriu que cantar o amor valia à pena. Dedicou-se a isso, e com suprema sutileza fez emergir nos mais rudes campeiros a vontade de cantar a amada, de exaltar ¨as casa¨, o piá, e a família. Na simplicidade da letra a grandiosidade da poesia.
E com essa sensibilidade conquista cada dia, mais e mais admiradores. Pessoas incrivelmente diferentes, mulheres, homens, crianças, idosos. Todos percebem a verdade na arte do Lambari. E no fundo é isso que faz a diferença. E traz a serenidade de se fazer um trabalho bem feito.
Vejo gente se emocionando quando ouve o Lambari, eu me emociono quando escuto o Lambari. E por milhares de vezes me pergunto quanto de amor o poeta usa como matéria prima dos seus versos? Por vezes os ouvintes na rádio usam a voz e os versos do Lambari para fazer bonito com sua cara metade. É mágico, especial. É bem verdade que tem parceiros de lida incríveis, que assim como ele, conseguem transmitir a música uma sensibilidade impar. Mas o coração do poeta sabe muito da vida. E do amor.
Eu simplesmente agradeço a Deus, me permitir conhecer o Lambari e poder compartilhar da amizade, deste que quando canta, faz até os cupidos suspirarem...



Mônica Boeira
Fonoaudióloga, radialista e divulgadora
Capital dos gaúchos, primavera, numa crescente do ano Santo de 2011

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Agenda de Novembro

04/11 Feira do Livro ( Cacequi)
10/11 Boteco Tchê (Porto Alegre)
11/11 Festa do Cavalo (Pantano Grande)
12/11 Participação na XIX Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria
17/11 Acústico 2000 Pizzaria Bar (São Sepé)
18/11 Festival Virilha (São Pedro do Sul)
19/11 Pub do Gaúcho (São Leopoldo)
24 e 25/11 Galpão de Ronda (Pelotas)
26/11 Malacara 7 (Santana do Livramento)